Analytics e BI para chatbots

 

Como melhorar o processo de curadoria do seu chatbot?  Vou mostrar como funciona o Botgrade, a ferramenta de curadoria que nós criamos na Certsys Labs, e como ele ajuda a definir um fluxo de curadoria sempre coerente e extremamente eficiente.

Em uma série de três artigos, vou explicar como funciona o Botgrade e como você pode adaptá-lo ao seu dia a dia.

Nesse primeiro artigo, vou mostrar os módulos de analytics BI presentes na nossa plataforma; no segundo artigo vai ser a vez dos módulos de curadoria; no terceiro e último, descreverei alguns fluxos de trabalho de curadoria e melhoria de agentes virtuais que estruturamos em nossa experiência com diferentes clientes na Certsys.

Além disso, vou exemplificar como o Botgrade agiliza, facilita e melhora o trabalho de toda a equipe envolvida com o chatbot, desde a curadoria do dia a dia até sua governança e expansão.

Overview

Vou começar falando sobre a estrutura do Botgrade. Essa parte é um pouco técnica, então sinta-se a vontade para pular direto para a seção de analytics e BI.

O Botgrade é composto por 6 módulos:

  • Um dashboard customizável
  • Sistema de validação de treinamento
  • Módulo de curadoria integrada
  • Mapeador de fluxos de conversa
  • Visualização das conversas
  • Gerenciador de testes unitários automatizados

Hoje trataremos dos módulos relacionados à analytics e BI do seu chatbot: o dashboard, o mapeador de fluxos e a visualização de conversas.

Ele funciona no modelo SaaS, ou seja, é um serviço na nuvem onde toda a infraestrutura e configuração fica abstraída dos usuários. Isso torna sua conexão com seu chatbot extremamente fácil e rápida, sem nenhuma linha de código, novo deploy ou qualquer downtime. Atentos à LGDP, também oferecemos a opção de alguns serviços ou databases on-premise ou em nuvem privada.

Dashboard customizável

Talvez o dashboard seja o ponto de partida da curadoria de muitos times. A dashboard padrão mostra umas série estatísticas sobre o seu bot que são coletados automaticamente e geram as KPIs mais utilizadas no mercado para acompanhar o dia-a-dia de um chatbot.

São medidas como o número de conversas não compreendidas, o total de mensagens trocadas, quais as intenções e termos mais utilizados, além de vários gráficos que geram insights sobre como as pessoas tem utilizado o seu chatbot.

Todos os dados podem ser refinados por data: colocamos alguns botões para seleção de alguns períodos úteis no topo, mas também é possível escolher um período personalizado.

 

A customização também é um grande diferencial do dashboard do Botgrade. Alguns serviços de construção de chatbots tem uma dashboard própria, porém elas geralmente são estáticas, e qualquer métrica nova precisa de grande esforço de desenvolvimento, além de demandar tempo para ser criada.

Aqui, é possível reorganizar as métricas para o layout que mais faça sentido para você, com total liberdade para redimensionar ou até remover módulos que não lhe tragam valor.

Também é possível criar métricas próprias sem esforço algum: basta definir que tipo de métrica quer — o Botgrade vai automaticamente criar a visualização para você, inclusive com dados antigos. “Puxa, eu queria saber quantas pessoas falaram sobre um assunto específico usando a palavra X há dois meses atrás” — sem problemas, o Botgrade consegue criar