Desafios e melhores práticas para a segurança na nuvem

As empresas precisam reforçar a segurança na nuvem para fortalecer a sua estratégia de transformação digital e dar suporte ao uso de ferramentas e serviços baseados em nuvem como parte de sua infraestrutura. A segurança na nuvem é um conjunto de procedimentos e tecnologias projetados para lidar com ameaças externas e internas à segurança dos negócios.

Os termos transformação digital e migração para nuvem têm sido usados ​​regularmente pelas corporações nos últimos anos. Embora ambas as frases possam significar coisas diferentes para organizações diferentes, cada uma é orientada por um denominador comum: a necessidade de mudança.

À medida que as empresas adotam esses conceitos e buscam otimizar a sua abordagem operacional, novos desafios surgem ao equilibrar os níveis de produtividade e segurança. Embora tecnologias mais modernas ajudem as organizações a desenvolver recursos fora dos limites da infraestrutura local, a transição principalmente para ambientes baseados em nuvem pode ter várias implicações se não for feita com segurança.

Encontrar o equilíbrio certo requer uma compreensão de como as empresas modernas podem se beneficiar do uso de tecnologias de nuvem interconectadas enquanto implementam as melhores práticas de segurança em nuvem.

Por que a segurança na nuvem é importante?

A computação em nuvem refere-se ao processo de acesso a recursos, software e sistemas adjacentes [ETGdS1] pela Internet e fora dos limites das restrições locais de hardware. Essa tecnologia dá às organizações flexibilidade ao escalar suas operações, transferindo uma parte, ou a maior parte, de seu gerenciamento de infraestrutura para provedores de hospedagem terceirizados. Porém, as empresas precisam compartilhar com esses provedores a responsabilidade pela segurança de seus dados.

Nas empresas modernas, tem havido uma transição crescente para ambientes baseados em nuvem e modelos de computação IaaS, Paas ou SaaS. A natureza dinâmica do gerenciamento de infraestrutura, especialmente em aplicativos e serviços de escalonamento, pode trazer uma série de desafios para as empresas. Esses modelos como serviço oferecem às organizações a capacidade de descarregar muitas das tarefas demoradas relacionadas à TI.

À medida que as empresas continuam migrando para a nuvem, compreender os requisitos de segurança para manter os dados protegidos tornou-se crítico. Embora provedores de computação em nuvem terceirizados possam assumir o gerenciamento dessa infraestrutura, a responsabilidade pela segurança e responsabilidade dos ativos de dados não necessariamente muda junto com ela.

Por padrão, a maioria dos provedores de nuvem segue as melhores práticas de segurança e toma medidas ativas para proteger a integridade de seus servidores. No entanto, as organizações precisam fazer as suas próprias considerações ao proteger dados, aplicativos e cargas de trabalho em execução na nuvem.

À medida que o cenário digital continua a evoluir, as ameaças à segurança tornam-se cada vez mais avançadas. Essas ameaças muitas vezes miram os provedores de computação em nuvem, devido à falta geral de visibilidade de algumas empresas no acesso e movimentação de dados. Sem tomar medidas ativas para melhorar sua segurança na nuvem, as organizações podem enfrentar riscos significativos de governança e conformidade ao gerenciar as informações, independentemente de onde elas estejam armazenadas.

Portanto, as adoção bem-sucedida da nuvem dependem da implementação de contramedidas adequadas para a defesa contra os ataques cibernéticos modernos. Independentemente de sua organização operar em um ambiente de nuvem pública, privada ou híbrida, as soluções de segurança em nuvem e as melhores práticas são necessárias para garantir a continuidade dos negócios.

Quais são os desafios de segurança na nuvem?

Falta de visibilidade

Muitos serviços em nuvem são acessados ​​fora das redes corporativas e por meio de terceiros. Por isso, as empresas precisam ter cuidado para garantir a visibilidade de seus dados e não perder o controle sobre como seus dados estão sendo acessados ​​e por quem.

Múltiplos tenants

Ambientes de nuvem pública hospedam várias infraestruturas de cliente sob o mesmo guarda-chuva. Portanto, é possível que os seus serviços hospedados possam ser comprometidos por invasores mal-intencionados, trazendo danos colaterais ao atingir outros negócios.

Gerenciamento de acesso e shadow IT

Embora as empresas possam gerenciar e restringir os pontos de acesso em sistemas locais, administrar esses mesmos níveis de restrições em ambientes de nuvem pode ser um desafio. Isso pode ser perigoso para organizaç