DevOps: mais rapidez e qualidade para atender às necessidades dos negócios

O DevOps é uma abordagem para entrega de software enxuta e ágil que promove uma colaboração mais próxima entre as linhas de negócios, desenvolvimento e operações de TI. 

Ao adotar as ferramentas de DevOps, as equipes de Operações e de Desenvolvimento se unem para compartilhar responsabilidades e implantar novas aplicações com rapidez e eficiência. Esse aumento de agilidade impulsiona todo o ciclo de inovação, tanto pela rapidez na criação e implantação de novas aplicações, quanto pela melhoria da experiência dos usuários.

Além disso, o conceito de DevOps sugere a melhoria do próprio produto e do processo que leva ao produto. Desse modo, as empresas podem atender às necessidades do mercado com mais rapidez e criar melhores experiências para os seus clientes.

Neste artigo, vamos explicar melhor como o DevOps permite entregar aplicativos com mais rapidez e qualidade para atender às necessidades dos negócios e melhorar a experiência dos clientes.

Modernize os seus aplicativos com velocidade e controle 

A metodologia DevOps surgiu como um movimento, uma filosofia, para ajudar os setores de desenvolvimento e operações a trabalhar melhor juntos. O objetivo é que eles possam ter uma melhor colaboração e comunicação, de modo a construir confiança e reduzir os atritos que eram verificados nos processos de transição realizados entre esses dois setores.

Até então, essas transições entre o trabalho do desenvolvimento e a operação eram difíceis e demoradas, com resultados nem sempre satisfatórios. No cenário atual, a entrega de software e serviços requer que as equipes iterem e realizem experimentos rapidamente. Elas devem implementar novas versões frequentemente, orientadas por feedback e dados. 

Historicamente, o desenvolvimento e as operações, e até mesmo os testes, eram operações isoladas em silos. Para quebrar essa barreira, foi preciso mudar o foco do gerenciamento dos silos para o gerenciamento do que estava sendo entregue – o aplicativo (ou, em termos Agile, o “produto”). Um foco centrado no produto desarma a rivalidade entre o desenvolvimento e as operações e renova o compromisso de entregar o produto com mais rapidez e qualidade.

Na prática, os melhores processos e culturas DevOps se estendem além do desenvolvimento e das operações para incorporar mudanças em todo o ciclo de vida de desenvolvimento de software. Isso inclui os recursos de engenharia de plataforma e infraestrutura, segurança, conformidade, governança, gestão de risco, linha de negócios, usuários finais e clientes.

Portanto, em última análise, o DevOps visa a atender à demanda cada vez maior dos usuários de software por recursos inovadores e frequentes, com melhor desempenho e disponibilidade ininterrupta. 

Com entrega contínua, implantação contínua e monitoramento contínuo de aplicativos, as empresas podem:

  • Responder ao mercado com mais rapidez e criar experiências de usuário envolventes;
  • Implantar software continuamente em ambientes de desenvolvimento, teste e produção;
  • Escalar DevOps com sucesso sem interromper os negócios; 
  • Impulsionar a consistência do ambiente desde o teste até a produção e em nuvem pública e privada; 
  • Construir uma cultura de inicialização que reúna negócios, desenvolvimento e operações; 
  • Facilitar a melhoria da qualidade e estabilidade do aplicativo por meio de lançamentos frequentes; 
  • Ajudar a reduzir custos por meio de maior eficiência e redução de interrupções.

Aplicações modernas e automatizadas

As práticas e ferramentas ágeis DevOps faz com que todo o projeto seja executado com mais rapidez e tranquilidade, automatizando etapas importantes e aumentando a eficiência e a padronização operacional. Essa arquitetura também possibilita atualizações mais simples e otimizadas, para que as equipes sejam capazes de corrigir as vulnerabilidades rapidamente. 

Assim como a metodologia Agile, o DevOps tem como alicerce principal a automação do desenvolvimento de aplicações e das rotinas de testes. Com mais automação, você tem escalabilidade e estabilidade para fornecer uma experiência mais consistente e segura, à medida que o número de aplicações oferecidas cresce e se multiplica. Dessa maneira, essa