A cultura do Blockchain transforma os modelos de negócios

blockchain-negocios-artigo

A tecnologia do Blockchain está no topo da lista de ideias de analistas, investidores e executivos para o futuro das organizações. A habilidade de realizar transações e registrar dados globalmente transformará radicalmente os negócios nos próximos anos.

Após a computação em nuvem, o Blockchain será a próxima grande plataforma que impulsionará a transformação digital nas empresas. A tecnologia surgiu como parte da revolução do Bitcoin, que estimulou o movimento da criptomoeda e se tornou um grande sucesso por possibilitar transações rápidas e seguras.

Atualmente, o Blockchain tem sua própria identidade, tornando-se a tecnologia inovadora que pode transformar as empresas culturalmente. A plataforma foi além dos contratos e cálculos financeiros para permitir relacionamentos mais eficientes em automação e aplicações em vários modelos de negócios.

Veja mais: Blockchain – muito além do bitcoin

O sistema resolve problemas imediatos da economia digital: a segurança, a privacidade de dados e a capacidade de interação contornam barreiras tradicionais de segurança cibernética e possibilitam o compartilhamento de dados requeridos pelos negócios digitais.

Impedir os riscos associados às interações é uma das principais razões pelas quais o Blockchain é considerado essencial para a transformação digital. Todos os ecossistemas comerciais, governamentais e sociais podem ser alterados pelo Blockchain, permitindo aos consumidores a proteção requerida em uma nova economia.

 

Implementando novos modelos de negócios e tornando os modelos existentes ultrapassados

Em pesquisa realizada pelo MITSloan sobre transformações digitais, foi constatado que as transformações bem-sucedidas são aquelas com foco na estratégia e não na tecnologia. Os negócios digitais que se desenvolveram se concentraram em estratégias digitais, envolvendo novos processos, cultura e modelos de negócios – que é a essência do sistema de Blockchain.

As mudanças nos negócios que o sistema resulta nas empresas é maior que o desafio de implementá-las tecnologicamente. O real desafio é que as organizações estão dispostas a investir em novas tecnologias, mas ainda não se conscientizaram que precisam reconceituar os seus negócios.

Tanto em empresas em fase de crescimento quanto em empresas consolidadas no mercado, falta reinventar e reorganizar os negócios para se destacar no novo contexto de mercado, no qual o sistema de Blockchain domina.

 

Empreendedores e executivos podem criar negócios baseados no Blockchain mais facilmente

Quando o Blockchain foi projetado, os desenvolvedores tinham dificuldade em criar aplicativos usando a tecnologia e era complexo para os executivos entenderem a sua utilização – os indivíduos precisavam ter conhecimentos especializados sobre o tema.

Atualmente, essa visão está mudando. À medida que a tecnologia se desenvolve, torna-se mais simples compreendê-la e aplicá-la efetivamente nos negócios, possibilitando que empreendedores repensem seus projetos e recriem sua forma de comercializar produtos e serviços.

As empresas e os governos estão começando a reconhecer o impacto do Blockchain na tecnologia e a necessidade de aderir ao sistema para possibilitar a transformação digital. A economia muda radicalmente à medida que a plataforma é implementada nos negócios, tendo o potencial de se tornar o novo padrão de registro e validação de todas as transações digitais.

A Harvard Business Review criou um paralelo entre a tecnologia de e-mail (TCP/IP) e o Blockchain, e o definiu como a próxima ferramenta disruptiva do mercado. Da mesma forma que o TCP/IP alterou os negócios, a cultura e a comunicação nas empresas, o Blockchain está pronto para transformar a arquietura básica de conexão.

 

Saiba mais sobre outras tendências tecnológicas:

Internet of Things – Conheça os benefícios
Computação Cognitiva – Insights para transformar negócios
Gêmeos Digitais – O futuro das indústrias
Inteligência Artificial – Descubra a visão dos executivos
Cloud Computing – Conheça os modelos de nuvem
Edge Computing – A evolução da cloud para IoT

Posts Relacionados

Comentários