A importância de Application Integration nos serviços online

application-integration-artigo

A tecnologia da Integração de Aplicações é a forma mais rápida de compartilhamento de dados em uma infraestrutura de TI. O sistema baseado em microsserviços permite a integração dos fluxos dos dados de um aplicativo para outro e melhora a comunicação entre funcionários, parceiros e consumidores.

O principal objetivo da integração de software é utilizar efetivamente os dados gerados por todos os departamentos. Ao preencher os gaps entre os programas implementados em uma companhia, ajuda a gerenciar as informações por meio de interfaces simples.

As ferramentas conectam os diversos processos de uma empresa, fornecendo uma base de dados sólida, informações seguras e o controle de seus negócios em termos financeiros, tecnológicos e de comunicação.

 

O sistema baseado em microsserviços é o futuro dos aplicativos empresariais

Quando um sistema comum é personalizado para uma empresa, ele tem a sua funcionalidade estabelecida e suas capacidades vinculadas a ela. Os recursos do aplicativo são executados simultaneamente, devendo ser instalados em cada computador da empresa.

Na estrutura baseada em microsserviços, cada capacidade é tratada como um processo separado, permitindo a instalação de diferentes serviços em diversos computadores. Eles podem ser escritos em diferentes linguagens de programação e atualizados de modo independente.

 

Modelos de negócios baseados na integração das aplicações

As integrações traçam o perfil de consumo dos usuários por meio dos bancos de dados já existentes e possibilitam às empresas oferecer produtos e serviços personalizados aos seus usuários finais. Além disso, viabilizam parcerias entre sites de busca, redes sociais, lojas online, intermediadores de pagamento e provedores, entre outros acordos comerciais.

 

Serviços de pagamentos online

O uso de integração nos sites de vendas possibilita efetuar pagamentos online de forma rápida e segura, promovendo a interação entre as lojas virtuais, as operadoras de cartão e os bancos. A plataforma envia os dados financeiros do cliente para um aplicativo remoto, validando a compra.

Nos serviços chamados de carteiras digitais, os consumidores não precisam informar seus dados bancários e números de cartões de crédito, realizando as compras de forma simplificada com apenas alguns cliques.

Esses serviços incentivam o consumo de produtos online, já que a segurança de informações é uma das principais preocupações dos compradores.

 

Serviços de localização

É possível criar aplicativos de localização baseados na localização das empresas e que se conectam ao posicionamento dos usuários. O serviço é muito utilizado por empresas de transporte urbano, permitindo que o cliente tenha acesso às rotas e aos horários em tempo real.

 

Plataformas de comércio online

Permite às empresas de comércio eletrônico integram seu catálogo de produtos com um banco de dados global. Assim, são utilizadas para disponibilizar imagens, descrições e detalhes dos produtos, permitindo a atualização de informações sem a necessidade de enviar o seu banco de dados a terceiros, o que torna as transações mais seguras.

 

Sites de busca e comparativos de preços

A aplicação dos recursos avançados de pesquisa nos sites de busca oferece comparativos e preços dos produtos selecionados em um só lugar. Ao instalar a integração de busca em seu site, as empresas ganham agilidade nos processo de compra e melhoram a experiência do usuário.

 

Comunicação e serviços integrados

A integração de aplicações nos serviços de SaaS (Software as a Service ou Software como Serviço) ou de PaaS (Plataform as a Service ou Plataforma como serviço) oferece soluções de modelos de negócio de TI integrados e aplicativos sofisticados para as empresas e usuários.

Existem diversos exemplos dessas aplicações em nosso cotidiano, como é o caso do Google Drive, Dropbox, LinkedIn e do Netflix (conectado a uma Smartv).

 

Os recursos da tecnologia de API’s permitem a criação e o desenvolvimento de aplicativos e programas com variedade de conteúdo e de interação entre as empresas e o usuários. Ao aplicar as ferramentas de integração nas plataformas digitais, os processos se tornam conectados e abrangentes, gerando inúmeras possibilidades de modelos de negócios.

Posts Relacionados

Comentários