A importância do Monitoramento de TI

monitoramento-ti-artigo

Possuir um grande investimento na infraestrutura de TI da organização não é suficiente caso não houver uma ação preventiva de manutenção e monitoramento.

Atualmente é recomendado que ações que evitem ou minimizem eventuais paradas indesejadas do sistema sejam executadas, evitando prejuízos.

O cenário ideal do trabalho dos profissionais de TI é muito mais preventivo e estratégico, do que somente lidar com incidentes ou apagar incêndios. A meta deve ser o monitoramento contínuo da operação e performance dos sistemas, para que possa garantir a disponibilidade máxima e também prever recursos para as necessidades futuras.

A existência de novas tecnologias exigem que os sistemas de TI fiquem no ar ininterruptamente para que possam ser acessados por funcionários de qualquer lugar e a qualquer momento por diversos tipos de dispositivos.

Essa necessidade pede uma infraestrutura de TI sem gargalo e com eficiência operacional para a entrega das aplicações de negócios com alto desempenho.

Monitorar é o primeiro passo para tomar decisões de forma rápida e precisa, mantendo a agilidade do seu negócio, além de diminuir o tempo de trabalho da equipe, uso de recursos e principalmente minimizar custos com paradas dos sistemas ou manutenções.

O monitoramento de TI é vital para todas as organizações que precisam assumir o controle da sua infraestrutura e dar sustentação aos seus sistemas e negócios. Para facilitar a vida dos gestores de TI evitando preocupações com questões operacionais, o uso de soluções de monitoração e centralizadores de eventos é primordial.

Os serviços de monitoramento são importantes para que os gestores de TI tenham indicadores de como está a performance da rede e o seu tráfego para tomar decisões” avalia Bruno Tasco, analista sênior de TI da consultoria Frost & Sullivan

É fundamental que áreas de operações de TI conte com mecanismos de software que gerenciem de “ponta-a-ponta” a execução das aplicações e que lhes forneçam uma visão geral e detalhada dos ambientes visando o seu negócio. Automatizar o monitoramento é tão importante quanto otimizar os processos de gestão em TI.

Até 2021, 60% dos investimentos em monitoramento de TI incluirão um foco em métricas relevantes para o negócio, acima de menos de 20% em 2017.

 

Percebe como o monitoramento é importante? Pois é sua responsabilidade suportar o modelo de negócio da empresa com tecnologia, protegendo os dados e acompanhando as necessidades e demandas que surgem.

E como diz aquela famosa frase: “É melhor prevenir do que remediar”

Comentários