API Economy: a influência das API’s na lucratividade das empresas

artigo-api-economy

As API’s – Application Programming Interface – originaram uma nova cultura corporativa de comunicação e de transformação digital. São interfaces de programação que possibilitam o compartilhamento de dados entre diversas plataformas, aplicativos, sistemas e empresas.

As empresas captam informações e as transformam em valor, em forma de produtos ou de informações para criar novas soluções, utilizando o melhor em cada passo do processo e provendo o que tem de excelência para outras empresas.

Com o uso crescente de dispositivos móveis e a demanda por conectividade dos usuários, foram essenciais para criar novas possibilidades de negócios e enriquecer as experiências dos consumidores.

 

A economia colaborativa das API’s

API Economy é a nova forma de entregar serviços digitais ao conectar funcionários, parceiros e consumidores. Baseada nas API’s, representa duas ou mais companhias trabalhando juntas com o objetivo de gerar mais valor aos seus negócios do que teriam trabalhando de forma independente.

O resultado desse modelo colaborativo é o aumento de lucro das empresas, inovando ideias de negócios e alcançando novos usuários.

A economia das API’s é aplicada tanto em setores tradicionais, como o setor financeiro, como em negócios já projetados para serem plataformas digitais, por exemplo, serviços de transporte e de hospedagem.

 

Uma nova forma de oferecer serviços e produtos digitais

Os serviços têm como base a integração entre parceiros de negócios, podendo disponibilizar produtos relacionados entre si no mesmo portal, facilitando as buscas e compras dos usuários. Desse modo, os aplicativos podem ser usados a qualquer hora e em qualquer lugar.

Essa integração viabilizada pelo uso das API’s representa um dos mais modernos e inovadores modelos de cultura corporativa da atualidade, aumentando o volume de oferta de serviços e resultando em qualidade e preços competitivos para as empresas.

 

A transformação das empresas em plataformas

Em um mundo cada vez mais conectado, não é suficiente apenas disponibilizar produtos aos consumidores e esperar os lucros, as empresas precisam se conectar e se transformar em uma plataforma para gerar negócios por meio das API’s, essenciais para o desenvolvimento no mercado digital.

Para serem bem-sucedidas nessa transformação, as organizações devem investir recursos na implementação, segurança e gerenciamento de suas API’s. Além disso, é fundamental o modo como esses serviços serão apresentados ao consumidor final. Os profissionais de TI têm a missão de pensar na estratégia e nos desafios que serão enfrentados nesse processo.

Ao simplificar conexões internas e externas, as API’s criam uma rede de relacionamento que oferece valor para todos os envolvidos no processo. Quanto mais pessoas participam do sistema, mais API’s são geradas e maior é o crescimento da economia e do lucro nas organizações.

Quer ter sucesso com APIs? Acesse nosso artigo e confira as dicas.

Posts Relacionados

Comentários