Automatizando os Processos – BPM e RPA

automation-processos

A capacidade do cérebro humano ainda guarda grande mistério para a ciência, mesmo que já seja sabido quanto à sua habilidade de executar tarefas de alta complexidade e concentração. Contudo, existe uma máxima, completamente acertada, de que toda pessoa é passível de erros.

Isso acontece porque a forma de aprendizagem e execução é dependente de diversos fatores externos, seja de ordem física, emocional ou comportamental. E, dentro do processo de aprender e executar, ainda existe um ponto que é preciso considerar: cada um tem um tempo de ação, dentro de suas capacidades.

Os modelos de negócio atuais necessitam ter agilidade para se adaptar rapidamente as novas demandas e cenários. Então, a orientação por processos se faz necessária para que os projetos sejam bem-sucedidos e efetivos.

Para isso, é necessário mudar a forma de gestão dos processos da empresa, através de um modelo chamado Business Process Transformation. Ele auxilia a aperfeiçoar os processos de negócio, e além disto, contribuir para a transformação digital das empresas, para que estas possam inovar e se conectar a novas tecnologias.

Neste contexto, automatizar processos se traduz hoje em ganhar tempo e economizar dinheiro, fatores primordiais a fim do crescimento e sucesso de uma empresa.

 

Vantagens da automatização

Toda empresa precisa buscar a otimização, a racionalização e a automatização de tarefas para a qualificação dos seus resultados. Uma vez que é através delas que é possível cortar custos pela integração de aplicações. Isso gera redução de trabalho, porque diminui o gasto de tempo na realização de atividades não complexas e repetitivas, retirando as ações manuais – passíveis de erros – do dia a dia de um sistema digital.

Tendo como objetivo projetar, monitorar, executar e melhorar os processos de sua empresa, buscar a automatização irá, com certeza, torná-la mais competitiva no mercado. Buscar a automatização através de softwares de robôs com inteligência artificial contribui positivamente para redução de despesas da sua produção, além de potencializar a sua eficácia.

 

RPA e BPM automatizando o trabalho manual

Como a automatização tira a necessidade de execução por pessoas de tarefas de menor complexidade, tendo robôs em seu lugar, há os ganhos com a automatização muito interessantes como a queda na quantidade de erros, a otimização dos processos e da equipe, e um atendimento muito mais rápido, além da possibilidade da execução durante 24 horas nos sete dias da semana.

Como exemplos, podemos citar tarefas burocráticas como atualizações de site, transcrição de formulários e planilhas, ficam a cargo dos robôs. Essencial em empresas que oferecem atendimento ao cliente através de call centers, help desk, ouvidorias e similares, pois tais atividades são comumente realizadas por atendentes humanos – mas de maneira automatizada, reduzem a mão de obra.

Uma empresa de proeminência não pode se manter distante das tendências de mercado, bem como nas inovações tecnológicas em atendimento ao setor empresarial e industrial. Enquanto o BPM (Business Process Management) se concentra em procedimentos de automatização internos, para dentro da empresa, que combina recursos centralizados em pessoas, com a finalidade de integração em um produto unificado, soluções como o RPA ( Robotic Process Automation) conectam o seu empreendimento com o mundo e com as principais ferramentas oferecidas.

A fundamental característica que difere a tecnologia do RPA em comparação com a automatização comum está na sua flexibilidade de se adaptar às mais variadas situações, sem nenhuma intervenção humana. Contratar uma empresa apta nesse sentido desfaz algo que pode gerar um problema, trazendo uma solução muito eficiente.

Descubra qual solução é ideal para seu negócio.

Posts Relacionados

Comentários