Automatizando Processos não documentados

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Com o alto fluxo de dados processados diariamente, tratar e proteger informações de clientes ou corporações, é ação que precisa seguir normas corporativas e regulamentações externas.

Porém, para criar uma rotina automatizada, é necessário a presença de dados estruturados e processos documentados. Contudo, podemos sanar essas questões através da Hiperautomação utilizando inteligência artificial (IA).

Como processos não documentados afetam negócios?

Tarefas não documentadas inviabilizam a automação de qualquer operação. Antes de automatizar algum processo, é necessário documentá-lo e fazer a leitura de suas especificidades, para só assim, ser possível entender seu procedimento por inteiro. A inteligência artificial facilita esse trabalho de entendimento e agiliza a implementação da automação.

Documentar processos para possibilitar um operacional automatizado é padronizar o gerenciamento de dados e atividades, dialogando com os novos critérios de segurança e produtividade. Porque permanecer com serviços processados de forma antiga fragiliza a governança e perde eficácia para os novos padrões de riscos.

Reconhecer a urgência da automação de processos é se preocupar em antecipar a estruturação de dados e documentar eventos com a devida periodicidade. O Digital Process Automation (termo para hiperautomação designado pela Forrester) ou Intelligent Process Automation (como nomeado pelo IDC), estimula a maturidade do negócio através da automação, mas antes de tudo, os processos devem ser antecipadamente catalogados.

Quais são os riscos que processos não documentados promovem?

Processos não documentados e dados não estruturados inviabilizam o controle simultâneo de serviços, informações e ações confiáveis ou suspeitas. A falta de monitoramento, inspeção e registro de eventos, minimiza a seguridade dos serviços e compromete a realização das automações.

Automatizar processos é garantir a integridade dos dados, seja em circunstâncias fixas, remotas, previsíveis ou acidentais.

A ausência da automação e conformidade abriga tarefas em processos obsoletos, sem desempenhar parâmetros modernos de segurança e não sendo capaz de evitar, tratar ou identificar novos perfis de ameaças.

A documentação de processos antecede o plano de hiperautomação

Só depois de inventariar os processos, conseguimos determinar as estratégias de hiperautomação. Em sequência, desenvolvemos a capacidade de estudar necessidades, testar automações, encontrar melhores soluções técnicas e visualizar integralmente todos os eventos de um negócio.

Para implementar um plano de Hiperautomação é necessário examinar a empresa por completo após o detalhamento de seus processos, para só assim, poder estruturar e executar RPA com a inteligência artificial da hiperautomação.

Os benefícios da automação de processos

Alguns benefícios são imediatos ao cumprimento de uma rotina de processos automatizados, como a redução de erros pontuais, procedimentos inconsistentes e melhor aderência aos regulamentos internos, jurídicos ou fiscais.

Além de permitir uma eficácia operacional através do aproveitamento inteligente de tempo, time e recursos, a automação de processos controla o tráfego de dados e eventos, localmente ou na nuvem, possibilitando uma mobilidade segura.

Munida de uma metodologia dinâmica e escalável, a hiperautomação orquestra múltiplos sistemas e procedimentos, transformando qualquer tarefa em instrumento essencial para a prática de processos automáticos, em substituição ao fluxo de serviços manuais ou repetitivos.

Automatizar processos é evoluir com cautela

À medida que processos documentados e automatizados são empregados de forma articulada, é possível elevar a performance de atividades recorrentes até serviços complexos.

Por intermédio da hiperautomação e do conjunto de competências da IA, é possível automatizar processos e contribuir com o desenvolvimento do negócio. Acompanhar sem tempo de inatividade, tudo que cerca uma organização, é incorporar uma infraestrutura tecnológica compatível com as demandas oscilantes do novo mercado.

Mas ainda, é importante reforçar que para que a empresa possa usufruir da melhor forma das vantagens fornecidas pela automação, é necessário que haja governança nos processos. Assim, a evolução poderá ocorrer de forma controlada e assistida.

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