Benefícios do Business Process Management (BPM)

automation-bpm

O mundo corporativo está cada vez mais competitivo e veloz. Por isso, para se manter relevante, a automação dos processos corporativos é mais que um luxo. É uma necessidade.

Devido esta demanda, existe o Business Process Management, ou BPM. Esse conceito significa usar as tecnologias mais avançadas para manipular os dados de uma maneira inovadora, de forma a automatizar grande parte dos processos e funções corporativas.

Esse tipo de método visa permitir aos gestores poder focar apenas na parte de gerenciamento, sem precisar se preocupar tanto com os aspectos menos criativos dos negócios, como, por exemplo a coleta de dados.

Esse conceito é bem fácil de confundir com o RPA, ou Robotic Process Automation, que trata de usar a automatização para realizar algumas funções diretamente, da forma como um humano faria. Isso pode apresentar alguma melhoria superficial em um pequeno aspecto, mas dificilmente irá afetar a empresa como um todo.

Por outro lado, o BPM não se trata de um único software ou uma solução específica, mas de uma nova abordagem de processos corporativos automatizados que tem o objetivo de melhorar cada vez mais a produtividade em todos os setores.

 

Os Benefícios do Business Process Management

Os sistemas de automação do BPM não se limitam apenas a tratar das tarefas imediatas. Muitos softwares funcionam como um gestor de atividades, diminuindo a incidência de tarefas não cumpridas e ajudando os funcionários a trabalhar dentro do prazo.

A comunicação empresarial também é afetada por esses processos. Como a maioria dos aplicativos tem conexão com a internet e funcionalidade com a nuvem, pode ser acessado em qualquer momento, por qualquer funcionário.
Isso elimina a necessidade de fazer com que a informação percorra uma trilha através da hierarquia. A comunicação deixa de ser vertical e passa a ser horizontal.

Mas, ela não fica restrita ao ambiente interno. A comunicação com o cliente final também pode ser bem mais eficiente com o uso de ferramentas automatizadas. Eles podem ser convidados até mesmo a participar do processo e ainda receber informações sobre o andamento do projeto.

Outra vantagem desse tipo de conceito é a sua capacidade de fornecer dados. Os sistemas automatizados naturalmente documentam todos os processos, tornando muito mais fácil encontrar possíveis problemas.

Isso permite que o gestor possa analisar o ambiente interno com mais facilidade e mais informação, resultando em decisões muito melhores.

Além disso, processos que envolvam diferentes tipos de sistemas ou softwares, podem ser desenhados para diminuir ainda mais o tempo de realização de uma tarefa, fazendo com que esses sistemas interajam entre si automaticamente. Isso faz com que a alocação de recursos humanos e tecnológicos seja sempre a melhor possível.

Por isso, adotar o Business Process Management é uma vantagem em relação a outros concorrentes da empresa que não tenha essa prática, sendo um dos principais pilares para a Transformação Digital.
Confira no nosso site mais informações sobre a transformação de processos de negócios de uma empresa, para ajudar a sua a ser mais eficaz e reduzir os custos operacionais.

Não sabe se BPM é o melhor caminho para seus processos?
Saiba mais sobre as ferramentas de automação e veja nosso comparativo entre BPM e RPA.

Posts Relacionados

Comentários