Como fazer o gerenciamento do ciclo de vida de APIs

artigo lifecycle certsys

Para atender às necessidades de seus clientes de API, você deve ser capaz de implementar uma solução para diversas regiões e multicloud altamente disponível para o gerenciamento de APIs.

O principal desafio para as empresas atualmente é lidar com a crescente demanda por novas APIs. Para dar conta desse volume, elas precisar ser capazes de criar APIs rapidamente e conseguir controlá-las, gerenciando um catálogo e impondo um nível de segurança poderoso.

Os recursos de gerenciamento de ciclo de vida de API permitem gerenciar as suas APIs de maneira centralizada em implementações de multicloud. Desse modo, você pode acelerar a sua jornada de API por meio de esforços de socialização e monetização.

Saiba o que é o gerenciamento de ciclo de vida de API

Os recursos de gerenciamento de ciclo de vida de API são capazes de expor, proteger, gerenciar e compartilhar APIs de maneira mais segura entre as clouds. Eles possibilitam acelerar a sua jornada de API, impulsionando a criação de aplicativos digitais e estimulando a inovação.

As APIs são um conjunto de padrões que fazem parte de uma interface e permitem a criação de plataformas de maneira mais simples e prática para os desenvolvedores.

A partir dessa interface de programação de aplicação, é possível criar softwares, aplicativos, programas e plataformas diversas com o seu navegador de internet. Ela possibilita que todos os programas ou aplicações trabalhem juntos e rodem sem problemas, trazendo uma melhor experiência para o usuário.

Por exemplo, aplicativos desenvolvidos para celulares Android e iPhone (iOS) são criados a partir de padrões definidos e disponibilizados pelas APIs desses sistemas operacionais.

Para se ter uma ideia da capacidade dos APIs criar aplicações e gerar novas receitas, a a Expedia gera 90% de sua renda por meio de APIs, enquanto a Salesforce gera 50%.

modernização dos processos de desenvolvimento de aplicativos prepara as aplicações para que possam atender aos altos padrões de produção e segurança dos aplicativos desenvolvidos com ferramentas nativas da cloud.

A mobilidade de operações fechadas para serviços abertos permite unificar o gerenciamento de sistemas para se beneficiar das vantagens da simultaneidade da computação em nuvem. Essa migração otimiza aplicativos e possibilita que desenvolvedores criem soluções com execuções ágeis, direto da nuvem, e conexões com mais extensão, qualidade e disponibilidade.

Conheça os recursos do gerenciamento de ciclo de vida de uma API

O gerenciamento de ciclo de vida de API com uma arquitetura nativa em nuvem baseada em microsserviços oferece muitos recursos:

Políticas de segurança reforçadas

Proteja, controle e faça a mediação de suas APIs por meio de uma variedade de padrões e políticas (OAuth, TLS, LDAP). Limite de taxa para proteger a interrupção de back-end. Mapeie e transforme dados rapidamente (XML para JSON).

Gerenciamento de produto de API

Promova APIs ao longo do ciclo de vida, do planejamento e do desenvolvimento até a implementação, e agrupe-as em produtos com um console de gerenciamento intuitivo.

Portal de autoatendimento

Envolva os consumidores internos e externos da API com um portal da empresa totalmente customizável e com ferramentas de socialização, como blogs e fóruns, para impulsionar a descoberta e a monetização da API.

Teste de API sem codificação

Economize tempo com testes automatizados para validar o comportamento da API por meio do editor visual. Monitore o funcionamento da API, compartilhe os resultados dos testes e seja alertado sobre problemas antes que eles afetem os clientes.

Kit de ferramentas de aceleração de API

Crie APIs independentes da linguagem de programação e suportadas pelas definições OpenAPI padrão de mercado. Use ferramentas de linha de comandos para integrar em seu pipeline de DevOps.

Ajuste de escala da cloud com alto desempenho

A arquitetura nativa em cloud baseada em microsserviços pode ajustar perfeitamente a escala para atender aos seus SLAs. Otimizado com alto desempenho para as suas cargas de trabalho de API. Execute em todos os lugares, localmente, em cloud ou em ambientes híbridos.

Como vimos, o gerenciamento do ciclo de vida das APIs pode ajudar a implementação de soluções multicloud e acelerar a sua jornada de API por esforços de socialização e monetização.

Posts Relacionados

Comentários