Computação cognitiva: insights para transformar seus negócios

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O objetivo da computação cognitiva é simular a forma como o cérebro humano pensa ao tomar decisões: processa as informações, baseia-se em evidências e escolhe a melhor solução a partir dos dados obtidos.

Quanto mais informações temos sobre determinado assunto, maior é o número de soluções efetivas apresentadas para o problema. E essa é a contribuição da computação cognitiva, sistema de inteligência artificial que gera soluções baseadas em perfis comportamentais específicos previamente configurados e no volume cada vez maior de informações que temos no mundo digital.

A computação cognitiva é capaz de compreender a linguagem natural, textos e imagens, e não só dados já convertidos em sistemas de computação, o que facilita a inserção de dados pelos usuários, ou seja, é capaz de entender dados não estruturados que são responsáveis por cerca de 80% da informação contida nos sistemas computacionais atualmente. A partir da análise de dados direcionada, o sistema não só oferece as informações, mas reúne todo o conhecimento aprendido para apresentar soluções com precisão.

Atualmente, as organizações estão aderindo ao uso das análises cognitivas para ganhar vantagem competitiva. Ao entender as possibilidades desta tecnologia, ela se torna fundamental na tomada de decisões corporativas e abre oportunidades para a inovação. Conheça a visão dos executivos a respeito da Inteligência Artificial.

Possibilidades de uso das análises cognitivas nas empresas

Canal interativo de relacionamento entre empresas e consumidores

A computação cognitiva é uma nova forma de oferecer serviços de atendimento digital aos clientes, trazendo um sistema de conversação que disponibiliza respostas personalizadas e interage com os consumidores. A partir de análises das informações que constam no histórico de conversas, é possível identificar as reais necessidades dos clientes, oferecendo conteúdo personalizado e agilizando o atendimento.

 

Estruturação de pesquisas e descobertas de padrões

As pesquisas da computação tradicional trazem dados desestruturados aos pesquisadores, que consomem muitas horas para encontrar respostas e chegar a soluções. A tecnologia cognitiva têm estrutura e alinhamento de dados, apresentando contexto mais completo e atualizado. Isso facilita a descoberta de padrões e soluciona problemas de forma ágil e precisa.

Na área legal, o sistema já é utilizado para encontrar precedentes e jurisprudências, diminuindo consideravelmente o tempo que os advogados investem em pesquisas.

Nos diagnósticos da área de saúde, ajuda a combater doenças ao interligar dados de pesquisas e perfis de pacientes com análises cognitivas. Os médicos identificam fatores de risco e escolhem o tratamento mais adequado para cada paciente.

 

Monitoramento e identificação de falhas em produtos

Ao monitorar dados e relatórios, a computação cognitiva identifica o problema rapidamente e determina a melhor decisão a ser tomada para corrigir o funcionamento dos produtos. Melhor que isso, é capaz de identificar quando um produto irá falhar antes que a falha realmente ocorra.

A rapidez e eficácia desse processo é essencial principalmente em empresas que lidam com questões de segurança de dispositivos, que ao falhar podem causar ferimentos e mortes, protegendo a reputação, os clientes e a economia das empresas.

 

Segurança contra crimes cibernéticos

Com todas as informações inseridas em seu sistema, a computação cognitiva aprende a reconhecer ataques e a proteger a segurança digital.

Capaz de determinar se o ataque está associado a variantes conhecidas de malware e qual o nível de ameaça apresentado, torna seu uso indispensável nas empresas para evitar comportamentos suspeitos e falhas em processos cotidianos.

 

As empresas podem se beneficiar das análises cognitivas em suas diversas áreas de atuação. Ao gerar alternativas, recomendações e diagnósticos precisos, desenvolver o relacionamento com os consumidores e reduzir tempo e recursos gastos em pesquisas, a computação cognitiva torna-se um elemento essencial para a transformação digital das organizações.

 

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