DevOps e Cloud são fundamentais para o sucesso da transformação digital de empresas

As mudanças em curso nos negócios, impulsionadas pela nuvem, analytics, mobilidade e redes sociais, não tem precedentes. Novos modelos de negócios estão surgindo, mudanças no comportamento do consumidor estão em curso. A chamada Transformação Digital está em curso, exigindo reformulações por parte das empresas, e grande esforço por parte da TI e dos desenvolvedores, às voltas com inúmeras demandas.

Na raiz de todas as mudanças estão a Nuvem e o DevOps. Não dá para falar em transformação digital sem o apoio das duas. DevOps e Nuvem se tornaram partes essenciais da estratégia de TI, à medida que melhoram a competência central na entrega contínua de inovação orientada por software.

DevOps

DevOps começou como uma cultura e um conjunto de práticas para suportar a colaboração e a comunicação entre desenvolvimento e operações. Sua popularidade foi crescendo e hoje está sendo adotado como resposta à necessidade de fornecer inovação mais rapidamente, com melhores métricas operacionais e custo dos aplicativos.

Com base em milhares de clientes, a IBM identificou seis fases no ciclo de vida de DevOps, além de considerações culturais necessárias, para uma implementação bem-sucedida de uma abordagem de DevOps. São elas:

 

  • Pense: conceituação, refinamento e priorização de recursos.
  • Codifique: Geração, aprimoramento, otimização e teste de recursos.
  • Entregue: Produção automatizada e entrega de ofertas.
  • Execute: serviços, opções e recursos necessários para executar.
  • Gerencie: Monitoramento, suporte e recuperação contínua das ofertas.
  • Aprenda: Feito de forma contínua, com base nos resultados.

Essas seis fases são construídas em torno de uma cultura compartilhada de valores e princípios fundamentais.

Cloud

A ideia de que a nuvem servia basicamente para suporte à infraestrutura e armazenamento de aplicações e arquivos, que poderiam ser acessados com maior velocidade, já ficou há muito para trás.  Hoje, clouds estão evoluindo como tecnologia e se transformando numa plataforma de negócios, inclusive como base para novos modelos de negócios.

Cloud e DevOps aumentam a velocidade na qual novos aplicativos podem ser liberados e os aplicativos existentes podem ser modificados. O software está evoluindo de aplicativos complexos e monolíticos, cujas muitas dependências são resolvidas no momento da criação, em direção a uma arquitetura mais distribuída e centrada em serviços, cujas dependências são resolvidas durante a execução. Independentemente de serem aplicativos habilitados para nuvem ou cloud native, essas criações centradas em serviços aproveitam a elasticidade da nuvem para viabilizar atualizações contínuas e mais discretas.

A estratégia de sua empresa contempla uma evolução em cloud e DevOps? É hora de começar.

 

SOBRE A CERTSYS

Eleita como uma das 100 empresas mais promissoras do mundo em implementação de soluções baseadas em tecnologia IBM, a Certsys atua fortemente na Transformação Digital das empresas, liderando grandes mudanças através de tecnologias inovadoras.

Para mais informações sobre a Certsys, visite nosso site.

Comentários