Escolha o modelo ideal de Cloud Computing para a sua empresa

artigo-nuvens

Private, Hybrid e Multi Clouds: Tomada de Decisão

Investir em uma boa infraestrutura de “Cloud Computing” é fundamental para adequar as empresas para era da transformação digital.

A redução do custo de propriedade (TCO), tamanho do Data Center /CPD, disponibilidade de acesso aos dados e aplicações, simplicidade para escalar, a mobilidade para armazenamento, acesso compartilhado em tempo real são alguns dos benefícios gerados quanto a aderência é feita de maneira planejada e corretamente.

O desafio é acertar na escolha dentre diversos provedores, tipos de serviços e realmente obter os benefícios e não problemas. Para escolher o modelo ideal para o seu negócio, é essencial entender as diferenças e aplicações de cada um dos métodos disponíveis no mercado, assim como se planejar para entender e validar a bilhetagem. Outro desafio é decidir o que levar para cloud, pois alguns sistemas ainda não estão preparados para isto.

 

Conceitos e Usos

Public Cloud

Utilizadas por usuários comuns e empresas para armazenar, proteger e gerenciar dados. A infra é compartilhada entre diversas pessoas, mas somente a organização tem controle sobre suas informações. Um de seus benefícios é a redução de custos, sendo geralmente mais indicada para empresas de pequeno e médio porte.

 

Pivate Cloud

O espaço/infra podem ser dedicados apenas às necessidades de uma empresa, garantindo maior segurança e controle de dados e informações. O acesso é restrito aos usuários da empresa e uma de suas principais características é a redução de riscos e de ameaças de terceiros.

 

Hybrid Cloud

Integração da cloud pública à privada, com o objetivo de ampliar a diversidade de uso e utilizá-las para propósitos diferentes. Essa simultaneidade permite hospedar informações sigilosas na cloud privada e outros tipos de dados na cloud pública, por exemplo.

 

Multicloud: Combinação de múltiplas clouds

A estratégia multicloud surgiu com a constatação de que não existe um método com capacidade de suportar todas as aplicações em uma empresa, podendo utilizar soluções de clouds privadas, públicas e híbridas.

Desse modo, a multicloud abrange diversos serviços de cloud em um ambiente de TI. O método consiste em utilizar clouds de provedores diferentes para atividades separadas, gerando soluções mais adequadas para cada tipo de aplicação. A desvantagem deste cenário é como controlar o uso e cobranças (bilhetagem)

 

A diferença entre Hybrid e Multicloud

Os dois tipos de utilização de cloud estão em estágios de evolução diferentes na Cloud Computing. Enquanto a cloud híbrida permite o uso combinado de dois tipos de cloud -pública e privada – a multicloud apresenta conceito mais amplo, trabalhando com múltiplas clouds de diversos fornecedores.

 

Hybrid e Multicloud: qual estratégia escolher para a sua empresa?

A partir do esclarecimento dos conceitos e aplicações, pode-se planejar e adequar a utilização dos tipos de clouds aos negócios de cada empresa, criando uma estratégia corporativa direcionada e efetiva.

Sabendo que o uso de cada cloud não exclui a utilização dos outros modelos, é cada vez mais comum as organizações criarem uma combinação única de serviços, com o intuito de se beneficiarem da flexibilidade da diversidade de ofertas.

Com isso, melhoram a segurança de seus dados e o desempenho de suas atividades, orientando provedores específicos para suportar seus serviços de forma organizada e simplificada.

 

Saiba mais sobre outras tendências tecnológicas:

Internet of Things – Conheça os benefícios
Computação Cognitiva – Insights para transformar negócios
Gêmeos Digitais – O futuro das indústrias
Inteligência Artificial – Descubra a visão dos executivos
Edge Computing – A evolução da cloud para IoT
Blockchain – Muito além do bitcoin

Posts Relacionados

Comments (1)

Ótima matéria! Tirei a Certificação EXIN Cloud Foundations, há pouco tempo, e a matéria diz exatamente sobre os tipos de Clouds existentes.

Parabéns à Certsys!

Eduardo Gotuzo

Comentários