ITSM e ITIL: como a adoção contribui com o sucesso das empresas

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Quando a sua empresa executa sistemas de TI, está praticando atividades de ITSM – Information Technology Service Management – que consiste no gerenciamento e processamento dos serviços de TI de forma integrada. Os dados são monitorados e executados de forma a entregar serviços e produtos com rapidez e excelência aos consumidores.

No gerenciamento de ITSM, a equipe de TI contribui diretamente no desenvolvimento e direcionamento dos negócios da empresa, pois trabalha com a visão total e integrada dos fluxos de atividades praticadas pelos funcionários.

A ITIL – Information Technology Infrastructure Library – é a estrutura padronizada de diretrizes e de melhores práticas mais adotadas pelas organizações no mundo todo, que se utilizam desse framework para gerenciar os serviços de TI.

Foi desenvolvida pelo governo britânico no final dos anos 80 e baseada em experiências de organizações de diversos países, com o objetivo de organizar os processos na área da tecnologia da informação.

 

Qual o melhor método para a minha empresa, ITSM ou ITIL?

Como mencionado, se sua empresa possui uma área de Tecnologia da Informação (TI) provavelmente você já pratica ITSM. A ITIL deve ser aplicada a ele, o que torna a infraestrutura, as operações e o gerenciamento dos serviços mais eficientes e econômicos para as empresas. Ou seja, as duas práticas devem ser combinadas para contribuir para o sucesso dos negócios das organizações.

 

A importância da aplicação do ITIL no gerenciamento dos serviços de TI das empresas

 

Flexibilidade de implementação

Empresas de todo o mundo demonstraram que podem adotar as práticas da ITIL às suas necessidades de negócios. Como a ITIL é flexível, pode ser implementada em empresas de todos os tipos e tamanhos.

 

Melhora dos relacionamentos e satisfação dos clientes

Ao reduzir riscos e erros, a estrutura da ITIL ajuda as empresas a focar nas necessidades e satisfação de seus clientes. E aumentar esta satisfação dos consumidores promove a confiança nos relacionamentos.

 

Confiabilidade e qualidade de serviços

Ao adotar padrões que já foram provados e funcionam, as empresas podem entregar produtos de qualidade, com eficiência e efetividade. Além disso, os processos são mais rápidos e obedecem à legislação, promovendo a confiança nos serviços e produtos oferecidos.

 

Otimização de entrega de serviços

A ITIL oferece oportunidades de simplificação e normatização nos processos de negócios. Os seus modelos e normas facilitam a conexão com clientes, parceiros e fornecedores, a tomada de decisões sobre investimentos, a otimização de custos e o gerenciamento de riscos.

 

Criação de valor e vantagem competitiva

Ao adotar as práticas de ITIL, as organizações podem focar na criação de valor de seus negócios e no consumidor final, gerando vantagem competitiva de mercado.

 

A ITIL aplicada ao ITSM cria boa práticas no gerenciamento de processos, permitindo a redução de riscos e erros, a otimização do tempo dedicado às atividades de TI e a dedicação à parte mais importante de seus negócios, que é o consumidor de seus serviços e produtos.

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