O benefício estratégico dos processos de ITSM

itsm-artigo

ITSM é o processo de gestão de serviços de TI que pode ser definido como uma estratégia para a realização de projetos, entregas e gerenciamentos, aperfeiçoando a forma como a Tecnologia da Informação é utilizada nas empresas.

As organizações utilizam essa estratégia com o objetivo de garantir que as tecnologias, os profissionais e os processos estejam alinhados com os seus planos e metas comerciais.

O sistema tem como característica a padronização e a integração dos procedimentos da área de TI, o que significa que o sistema controla esses processos em sua totalidade.

A visão global dos fluxos de trabalho facilita a definição e o desenvolvimento das funções pelos profissionais, e o benefício de simplificação dos processos é estendido às demais áreas da organização.

Em modelos tradicionais, a equipe de TI é definida como time de apoio das organizações. Neste novo contexto, passa a contribuir efetivamente na direção e desenvolvimento de novas formas de negócios.

A introdução de estrutura de ITSM potencializa os processos de gerenciamento e medição de incidentes, problemas, mudanças e níveis de risco, o que torna as operações diárias mais eficientes.

ITSM não só administra, mas também analisa quais tipos de riscos sua empresa pode vir a ter e o que pode dar errado, possibilitando a correção de problemas futuros.

 

Impacto da implementação de ITSM nos negócios

Para acompanhar as transformações digitais nos negócios, as empresas precisam que suas equipes de TI concentrem-se nas novidades do mercado e não só na manutenção e funcionamento dos serviços.

Em pesquisa realizada com mais de 250 profissionais de cargos executivos elevados pela Forbes Insights, o aumento dos investimentos em ITSM assegurou às empresas maior flexibilidade e produtividade, melhora na capacidade de acrescentar novos serviços e o aumento de transparência nos processos.

Para companhias de diversas áreas de atuação, ITSM tornou-se um dos principais facilitadores de iniciativas que trazem aos seus negócios vantagem competitiva.

 

Outros benefícios que ITSM promove nas empresas

Maior eficiência e custos operacionais reduzidos

Processos otimizados, fluxo de trabalho e automação substituem trabalhos manuais desnecessários.

 

Visibidade aprimorada de operações e desempenho

Permite que as equipes entendam o funcionamento total dos processos e se comuniquem de forma mais eficaz com os usuários e com outros profissionais.

 

Eficiência na entrega de serviços aos usuários

A entrega automatizada de soluções e solicitações agiliza o atendimento, aumentando a satisfação dos clientes.

 

Variedade de escolhas nos canais de comunicação

Oferece atendimento automatizado por telefone, e-mail, chat, alertas e canais de transmissão via portal de atendimento.

 

Em resumo, a utilização do sistema ITSM como metódo de gerenciamento de TI se destaca como um projeto essencial a ser incluído nas empresas e traz uma visão completa das atividades para que a administração seja efetiva e o foco seja preciso, trazendo resultados e negócios.

Posts Relacionados

Comentários