O impacto dos sistemas legados na Transformação Digital

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Dar condições para a transformação digital acontecer, deixou de ser uma tendência de mercado e se tornou um movimento necessário para empresas que buscam evoluir seus negócios tradicionais ou recentes. Sistemas antigos nos trouxeram ao ponto que estamos, mas firmar compromisso com recursos ultrapassados, não nos leva para um futuro promissor, muito menos inovador.

Modernizar processos vai além da área de TI, também envolve capacitação de equipes, realinhamento de serviços, mudanças de valores e adaptação aos novos padrões de produção. Muitos métodos atuantes no mercado ainda hoje, são na verdade de sistemas legados, ainda da década de 90, os quais não dialogam com novos recursos, nem seguem parâmetros de segurança confiáveis.

Sistemas antigos funcionam com mecanismos frágeis de segurança e têm funções despreparadas para lidar com um alto fluxo de dados. Muitos não são providos de técnicas de defesas contra os mais variados ataques digitais e acabam não garantido proteção em alta escala. Transformar digitalmente não é uma necessidade pontual, mas sim, é urgente hoje e continuará sendo essencial amanhã. Preocupada em antecipar recursos do futuro, a transformação digital não existe com limites colocados por sistemas antigos.

A eficiência operacional é a chave que abre caminhos para a jornada digital. Com base nisso, podemos entender que o sucesso de agora depende da agilidade com a qual produzimos e da qualidade de nossos processos ou produtos. O maior problema em trabalhar com sistemas legados, é a falta da disponibilidade de dados para métricas que orientam ações. É impossível agir com estratégias assertivas, quando não temos dados precisos em tempo real.

Como escalar soluções para diversos setores ao mesmo tempo, quando não temos sistemas capazes de mensurar os problemas?

A sistematização operante precisa acompanhar a evolução da empresa e ter eficiência no mesmo nível que o mercado exige. O objetivo continua sendo simples: fazer mais em menos tempo, gerando excelência operacional e agregando valor ao que é produzido. Inovar pode ser simples e precisa ser sustentável. Não existe sistema ou processo que não possa ser transformação e modernizado. Desde que a implantação do novo seja simplificada, podemos criar um ambiente onde seja possível elevar o potencial de serviços através de novas tecnologias e evoluir sistemas legados gradualmente.

Se adaptar ao novo modelo de produção e consumo, é algo que empresas só alcançam quando transformam digitalmente seus próprios processos. A alta demanda não pode ser encarada como um problema e nem um obstáculo para corporações. Trabalhar em grande escala é qualidade desenvolvida através de recursos como automação de serviços, operações em cloud, gerenciamento simultâneo de sistemas, monitoramento em containers, análises de dados em tempo real etc.

 Devemos reconhecer a contribuição válida dos sistemas legados até aqui e migrar para novas tecnologias por meio de decisões conscientes.

A transformação digital pode ser um processo evolutivo, mas precisa começar quanto antes. A empresa que não inova, acaba perdendo a capacidade de produzir aquilo que o mercado pede, no tempo que a demanda espera e da forma que o cliente deseja.

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