Tendências para o mercado de RPA

Procedimentos com RPA (Robotic Process Automation ou automação de processos robóticos) conseguem automatizar diversos processos repetitivos. A tecnologia tem transformado negócios, e ainda tem alto potencial de crescimento, sendo considerada um ponto decisivo na continuidade produtiva de empresas de diversas atividades distintas.

Condições de Inteligência Artificial (IA) oferecem soluções inovadoras a todo o momento, RPA advém dessas possibilidades de transformação do trabalho tradicional, e oferece a oportunidade para que economias sul-americanas equilibrem seus deficits de produtividade, além de permitir aumento do dinamismo econômico, que tem mostrado necessidades de estabelecer em maneiras sustentáveis a evolução dos países.

O conceito de qualidade adquirida com automação de processos robóticos atua com o conceito simples de delegar tarefas repetitivas, tendo isso em mente, algumas mudanças são:
• Maior procura de profissionais

Ao contrário do que se imagina, trabalhos e funções não serão eliminadas, o que acontece é que a maneira como os negócios funcionam será completamente modificada, condições repetitivas e de pouca ou média complexidade devem ficar a cargo de processos robotizados, liberando a atividade humana para exercer funções mais relevantes e de alto impacto as companhias, inclusive, a própria necessidade de escalabilidade e funcionalidade de Inteligência Artificial faz necessário ter diversos trabalhadores que assumam funções de negócios mais exigentes e de alta aplicabilidade estratégica aos negócios.

• Crescimento continuado

As altas possibilidades de RPA fazem com que haja a estimativa de que a tecnologia alcance um valor de mercado entorno de US$ 2,9 bilhões em 2021, o que só reforça o

impacto que a automação de processos robóticos trará na maneira que as empresas trabalham e entendem os benefícios das suas funções.

De acordo com relatório da KPMG nos EUA, 32% dos líderes esperam aumentar o investimento em RPA até 2025, sendo que a tecnologia já cresceu mais de 100% desde 2017, e continua com indícios de alta necessidade à diversos mercados.

• Adoção de novos setores

As organizações dos serviços financeiros foram os primeiros a enxergar os benéficos do uso da tecnologia RPA nas automações de processos de BackOffice, em seguida as empresas de telecomunicações. Hoje, organizações dos segmentos de saúde, indústria, educação e seguradoras são os novos protagonistas do uso de RPA.

• Crescimento de automação assistida

RPA assistida são funções que podem ser executadas por automação, que incluem intervenção humana em alguma condição, com apoio muitas vezes integral de bots que simplificam a todo momento os fluxos de trabalho, elevando a qualidade analítica exercida pelas pessoas e acelerando o atendimento, telefônicos, chat ou campanhas de novos serviços, entre diversas outras possibilidades.

• Maior receptividade

Bots e sua conectividade com Inteligência Artificial vem deixando a tecnologia mais acessível e receptiva a novas funções, podendo exercer funções mais complexas e específicas. Isso representa apenas o amadurecimento da tecnologia e a própria necessidade de melhora de processos por parte das empresas, crescendo as funções de robôs de RPA não assistidos (aquelas que não precisam de interferência humana).

• Segurança em alta

Novas tecnologias são criadas e testadas para aumentar a segurança das empresas e de suas informações vitais. Além disso, muitas empresas podem aumentar suas condições por meio da aplicação do Gerenciamento de Direitos Digitais (DRM). Esse recurso garante identidade distinta para bots, possibilitando conhecimento sobre cada função e maior controle global da utilização tecnológica.

Estas tendências de automação de processos robóticos já vêm mostrando sua positividade em grandes empresas, devido à possibilidade de melhoria em condições repetitivas, além do auxílio estrutural em condições estratégicas aos negócios.

O apoio na tecnologia pode ser o diferencial competitivo para que empresas continuem a exercer atividades relevantes em seus ambientes de trabalho.

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