Transformação Digital – A Estratégia Disruptiva

artigo-trasnformacao-digital

A Transformação Digital tem por premissa uma estratégia disruptiva, ou seja, é derivada de uma prática ou tecnologia, na qual no processo há um desprendimento da prática original e remodelada com base na recriação. Isso estabelece um novo produto, não evolutivo, mas sim, que atribui novos padrões e modelos tecnológicos.

Apesar de muito importante e, atualmente, indispensável para todo o tipo de negócio, ainda há barreiras para a implantação e utilização da Transformação Digital nas organizações, onde apesar dos gestores e demais tomadores de decisão costumam fazer uso contínuo em sua vida pessoal, há muita resistência quando o foco passa a ser seus negócios.

Enquanto as startups, por exemplo, têm a Transformação Digital como o centro das suas atividades, muitas das pequenas, médias e grandes empresas ainda veem este processo de forma superficial, onde essa metodologia é empregada de maneira parcial. Muitas vezes por desconhecimento e outras pela dificuldade de encontrar parceiros que possam ajudá-los de forma efetiva nesta mudança.

Porém, hoje já estamos vivendo a 4ª Revolução Industrial, fato que tem por característica a implantação da tecnologia para realização de negócios, automação de processos, melhor utilização da força de trabalho e, principalmente, foco no atendimento das demandas dos clientes.

Nesse contexto, os executivos de tecnologia e negócios devem atentar-se para a importância da Transformação Digital como um fator essencial que irá proporcionar a elevação dos níveis das operações organizacionais.

 

Por que adotar a Transformação Digital?

Pesquisas na área de tecnologia apontam que, em poucos anos, as empresas que não adotarem a Transformação Digital estarão propensas à perda de mercado e a terem suas operações superadas pelos seus concorrentes rapidamente. Em casos mais específicos de nicho de mercado, algumas empresas que não realizarem este processo de mudança podem, inclusive, encerrar suas atividades.

Além disso, a Transformação Digital proporciona a abertura de novos mercados, o que pode representar uma grande oportunidade de negócio a ser explorada pelas empresas que vislumbrarem soluções para as principais necessidades de mercado.

Por ser um novo mercado que se estabelece, esta estratégia permite também atuar em um nicho onde há pouca ou nenhuma concorrência.

 

O que já está disponível?

A Transformação Digital tem ganhado espaço em vários segmentos empresariais, onde o emprego desta técnica para elevar as operações a caminho de um futuro cada vez mais consolidado.

Uma das grandes dúvidas de profissionais da área, e do público em geral, é como identificar o que é e onde a Transformação Digital está disponível ou sendo empregada. Por se tratar de um processo tecnológico e oriundo de um desprendimento de outras práticas, de forma geral, sua identificação ocorre quando é possível perceber a substituição em totalidade da intervenção humana pela ação digital.

Vale ressaltar que a Transformação Digital vai além do que diz respeito à Big Data, Inteligência Artificial ou IoT, onde o que realmente a caracteriza é o fato de ser uma nova solução, derivada, mas, ao mesmo tempo, que cria um modo novo do mercado realizar suas atividades.

Para que esta disponibilidade seja cada vez maior é importante que os executivos de tecnologia e negócios sejam os precursores na implantação da Transformação Digital e compartilhamento das melhores práticas junto ao mercado.

 

Quais são os principais benefícios da Transformação Digital?

A partir do entendimento do que é e onde está disponível a Transformação Digital, é importante falarmos quais são os benefícios de criar e aderir a esta poderosa ferramenta e metodologia, para que, a partir daí, você e sua equipe se inspirem e criem soluções que impactem ou gerem novos mercados.

A Transformação Digital pode proporcionar à sua empresa um grande diferencial do que os demais praticam, ou seja, de Vantagens Competitivas.

Inovação muda consideravelmente a forma com que seus clientes percebem a experiência de negócio com a sua marca. Logo, quanto maior for a disrupção que o seu empreendimento apresentar por intermédio da Transformação Digital, maior será o hiato do patamar dos seus negócios para os principais concorrentes.

O processo de trazer autonomia e soluções para os seus clientes com a utilização das ferramentas digitais tem sido o principal fator de sucesso de muitas organizações, visto que o mercado consumidor deseja cada vez mais ter controle sobre suas decisões, porém, com economia de tempo e menor desembolso de capital financeiro.

Visto pela perspectiva do negócio, ao implantar a Transformação Digital, o empreendimento terá processos de produção mais simplificados, pois seu nível de automatização e controle serão maiores. Por este mesmo motivo, o empreendimento poderá utilizar de maneira mais efetiva a sua mão de obra, que antes se preocupava principalmente em executar tarefas manuais.

O Modelo de Negócio também é diretamente afetado de forma positiva, estabelecendo uma nova estrutura de recursos e funcionamento. Isto proporciona fluidez e escalonamento, dado que a estrutura deixa de ser fixa e passa a ter uma abordagem flexível.

Além disso, a Transformação Digital deve ser implantada nas organizações para gerar um movimento de melhoria contínua dos processos, encurtando etapas e economizando recursos (tanto de insumos, quanto de mão de obra).

No tocante a gestão dos projetos, estes tornam-se mais confiáveis, de modo que serão evitados atrasos da entrega dos resultados, bem como permitirá cumprir o orçamento planejado.

Ainda, Transformação Digital muda o foco da manufatura para a utilização da tecnologia no desenvolvimento empresarial de forma a aumentar sua produtividade.

Essa abordagem tem também como principal benefício a melhoria da experiência dos clientes, de modo que o foco desta implementação é, principalmente, em aumentar a qualidade dos produtos e serviços que as empresas ofertam ao mercado.

Neste mesmo cenário dos clientes, a utilização das informações geradas pelas ferramentas utilizadas na Transformação Digital são a base do crescimento organizacional e, por esse motivo, os executivos de tecnologia e de negócios não podem negligenciar ou abrir mão dessa metodologia tão valiosa para as operações organizacionais.

Como você pode perceber, a Transformação Digital é de grande impacto, principalmente por provocar a mudança de paradigmas e o rompimento do pensamento de uma certa área e, por consequência, cria um mercado novo com muitas possibilidades de desenvolvimento.

Tais mudanças ocorridas nas organizações vão do pensamento local para o global, visto que, a Transformação Digital rompe fronteiras geográficas e tecnológicas.

Posts Relacionados

Comentários