Vantagens de utilizar Robotic Process Automation (RPA)

automation-rpa

Pensando na sua aplicabilidade em um ambiente profissional, objetivando, principalmente a economicidade de tempo e trabalho, dois conceitos inovadores estão postos para auxiliar na automação de sua empresa: Business Process Management – BPM e o Robotic Process Automation – RPA.

O Robotic Process Automation – RPA representa hoje o melhor do mercado em tecnologia a favor da solução de tarefas em TI, isso por causa da automatização dos processos. Dentro de um mercado que espera respostas cada vez mais ágeis, o bom resultado disso gera lucros para uma empresa. Através dela, procedimentos constantes e repetitivos, porém de baixa complexidade, são realizados de forma automática através de softwares robôs.

Trata-se de inovação, e do melhor que a tecnologia pode trazer até esse momento, para a potencialização das demandas de uma empresa, atuando definitivamente em prol da diminuição de erros. De forma que o RPA, hoje, acaba por compor o bojo que fortalece a gestão eficiente de uma empresa.

Esses robôs são feitos para serem treinados para que executem suas tarefas repetitivas, fazendo com que elas sejam exercidas com perfeição.

 

As vantagens do RPA

Se você tem por objetivo transformar permanentemente as operações digitais dentro de sua empresa, o RPA é um recurso fundamental para a obtenção dessa meta. Isso porque num curto espaço de tempo, ele é capaz de mudar tudo o que seja realizado através de recursos analógicos, para a sistematização através de robôs.

Os ganhos em tempo são realmente surpreendentes, uma vez que se apresenta um salto em qualidade de aproveitamento da infraestrutura, reduz o tempo gasto na criação de novos recursos digitais e se obtém liberdade para investir em outros projetos que ofereçam ao cliente melhores experiências.

A partir de um modo de operação não intrusivo, ou seja, que não interfere em qualquer outro sistema, ele pode fazer com que o processo de trabalho de sua empresa ganhe em qualidade e rapidez na quantidade de processamento de dados.

 

Automação com Inteligência

Atuando na área de Computação Cognitiva, utilizando-se dos benefícios os novos recursos de tecnologia, permite que os robôs se adaptem a mudanças, exceções e novas situações. Esta é a grande diferença entre o RPA e processos de automatização comuns.

Assim, o sistema pode tomar decisões automáticas e inteligentes de acordo com os alertas e condições que recebe, podendo ainda ser integrado com soluções de IoT e Gêmeos Digitais para medidas ainda mais assertivas, interpretando todas as referências e tomando ações sem a necessidade de intervenção humana.

As características cognitivas dos robôs desenvolvidos com RPA permitem a aplicação de automação mesmo em sistemas mais complexos, interpretando ações mesmo quando elas fogem de um padrão, como no caso de exceções que não possuem uma definição clara de como proceder. O robô possui autonomia para tomar decisões baseadas nas informações que dispõe aliadas ao conhecimento capturado de softwares legados e comunicando-se com outros sistemas.

Sua função é tão interessante que pode estruturar os dados e analisá-los, para por fim, montar um relatório que oferece uma visão ampla e segura de tudo o que acontece na sua empresa, traduzindo-se num grande salto tecnológico que impulsiona a operação de Business Process Transformation.

Ainda em dúvida se RPA é a melhor solução para seu negócio?
Saiba mais sobre as ferramentas de automação e veja nosso comparativo entre BPM e RPA.

Posts Relacionados

Comentários