Visão dos executivos sobre Inteligência Artificial

artigo_inteligencia

“Você precisa se reinventar continuamente, adaptar seus negócios e ser rápido o suficiente para implementar antes que outros o façam. ”

Christian Hebich, Chefe Geral de Integração de Soluções e Serviços, Roche, Suíça.

 

Em qualquer novo movimento tecnológico, existem dois tipos de empresas: aquelas que lideram o movimento de inovação e as que seguem os passos – ou somente assistem sem envolvimento.

A mudança para a inteligência artificial e a computação cognitiva não é diferente. Para entender de que forma as empresas estão utilizando essas novas ferramentas, a IBM realizou estudo e entrevistou mais de 3.000 altos executivos em 20 indústrias em mais de 90 países.

Os entrevistados foram divididos em categorias de acordo com seus investimentos em inteligência artificial atuais e futuros – nos próximos dois ou três anos:

• Reinventores (11%): investidores atuais e com consideráveis investimentos futuros

• Estrategistas (28%): investidores atuais, mas com mínimos investimentos futuros

• Aspirantes (23%): planejam os primeiros investimentos

• Observadores (38%): sem investimentos atuais e não planejam investir futuramente

 

As principais descobertas do estudo – o impacto da inteligência artificial nas organizações

Melhora e personalização das experiências dos consumidores

Mais da metade dos altos executivos acreditam que a inteligência artificial irá proporcionar a eles vantagem competitiva ao melhorar a experiência e a personalização no atendimento ao cliente. Além disto, 63% dos “reinventores” e quase metade dos “estrategistas” planejam implementar a inteligência artificial nos próximos dois anos para transformar a experiência do consumidor.

Mesmo nos dias atuais, em um mundo baseado em dados, existem muitas empresas que não têm informações sobre o perfil e as preferências dos clientes, e consequentemente não são capazes de criar experiências individualizadas.

Com 86% dos consumidores afirmando que a personalização no atendimento influencia as decisões na hora de comprar produtos, as organizações estão prestando atenção nas novas tecnologias que as ajudam a focar nos relacionamentos com os clientes.

Ao determinar padrões e acumular dados, a inteligência artificial possibilita insights valiosos para ajudar a melhorar a performance dos negócios.

 

Renovação dos modelos operacionais

Mais da metade dos “reinventores” esperam que o uso da inteligência artificial torne seus modelos de operações mais competitivos em dois ou três anos. “Reinventores” e ”aspirantes” acreditam que a combinação de duas ou mais tecnologias com tecnologias emergentes é a melhor forma de transmitir dados, prevendo demandas instantaneamente.

O estudo descobriu que 72% dos “reinventores” estão interessados na transformação que a inteligência artificial promove no design, produção e transporte de produtos ou serviços. Os altos executivos estão focados no uso da inteligência artificial para automatizar os processos operacionais, tornando-os mais eficientes.

Ao renovar seus modelos de operação, as organizações aumentam a velocidade e a capacidade de resposta dos processos, aprimorando o conhecimento dos funcionários e personalizando a experiência do cliente.

 

Capacitação de funcionários

Os entrevistados que já adotaram o uso da inteligência artificial acreditam que ela vai aprimorar a performance de seus funcionários. Ao automatizar as tarefas de rotina, “reinventores” e “aspirantes” esperam aumentar a capacidade de seus colaboradores, liberando-os para executar trabalhos mais complexos e pensar em ideias inovadoras que aumentem a competitividade da empresa no mercado.

O estudo demonstra que a aplicação das ferramentas da inteligência artificial tem a capacidade de desenvolver diversas áreas das organizações, e um dos principais resultados é a nova relação com o cliente, por meio de atendimento rápido, eficaz e satisfatório, destacando a imagem da empresa positivamente e aumentando sua competitividade no mercado.

 

Faça download do estudo completo da IBM clicando aqui.

 

Saiba mais sobre outras tendências tecnológicas:

Internet of Things – Conheça os benefícios
Computação Cognitiva – Insights para transformar negócios
Gêmeos Digitais – O futuro das indústrias
Cloud Computing – Conheça os modelos de nuvem
Edge Computing – A evolução da cloud para IoT
Blockchain – Muito além do bitcoin

Posts Relacionados

Comentários