Integração de dados para melhor experiência dos clientes

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

A integração de dados é fundamental para impulsionar a transformação digital e contribuir para a melhoria da experiência digital dos clientes. Ela permite simplificar as suas rotinas operacionais, facilitar a execução das tarefas e acessar a informação a partir de múltiplas fontes.

Além disso, ao manter todos os dados importantes integrados, o seu negócio economiza tempo e esforços na busca por eles. Você pode encontrar todas as informações coletadas e armazenadas nos últimos anos em um só lugar, mesmo utilizando softwares diferentes, auxiliando, inclusive, na experiência também de seus colaboradores.

Como funciona a integração de dados

Sistemas de integração de dados oferecem uma experiência de integração segura, flexível e personalizada às empresas, com menor custo e maior eficiência. A integração combina informações de fontes diversas para possibilitar uma visão mais ampla dos processos e aumentar o desempenho do negócio. O objetivo é facilitar o desenvolvimento de novas aplicações, favorecer a otimização dos processos e aumentar a robustez e escalabilidade dos recursos tecnológicos.

Estes sistemas ajudam a sincronizar objetos específicos, implementando o compartilhamento de informações em tempo real e de maneira mais fácil. Os recursos permitem a compatibilidade dos dados disponíveis em seus softwares, oferecendo as ferramentas necessárias para gerenciar todas as informações em um só lugar.

Portanto, essa tecnologia permite uma maior flexibilidade nos processos, mesmo entre ambientes remotos e com baixa capilaridade de recursos tecnológicos. Ela também favorece o aumento da eficiência operacional, a melhoria da qualidade dos serviços e a redução de custos. Desse modo, os colaboradores podem economizar esforços e se dedicar à otimização de outros pontos do negócio, concentrando-se nas atividades de maior valor agregado.

A conversão de dados diferenciados

Muitas vezes, os dados têm atributos diferenciados, estruturas e metadados que não são compatíveis entre si. A implantação de uma estrutura de integração permite converter formatos proprietários em padrões abertos, favorecendo assim a interoperabilidade. Desse modo, os dados ficam acessíveis mesmo para quem não tem o software original, mas precisa ter acesso a seu conteúdo.

A adoção da plataforma como uma solução de barramento corporativo (BI, ERP, Analytics, Big Data) fornece uma melhor experiência digital para todos os envolvidos. A integração de dados incompatíveis adiciona qualidade ao processo de análise e aumenta a especificidade de um conjunto deles.

Ao compatibilizar outros categorias de informação a formatos aceitos por softwares específicos, a integração de dados possibilita utilizar os dados de sua empresa em aplicações de terceiros. Desse modo, ela pode se conectar com os sistemas de seus parceiros, e qualquer mudança pode ser implementada automaticamente em todos os sistemas.

Os benefícios da integração de dados

A integração e interoperabilidade de dados podem trazer os seguintes benefícios:

  •  Agilidade e automação das integrações, criando um fluxo de dados automatizado entre as empresas e os seus diversos públicos.
  • Otimização de custos operacionais, como parte de um processo automatizado de desenho e implementação de integrações.
  • Respostas mais ágeis dos clientes às suas demandas por informação.
  • Interface inteligente, padronizando e mapeando dados para automação de processos.
  • Aumento de eficiência, eliminando a necessidade de construir integrações a partir do zero.
  • A conexão entre ambientes híbridos oferece maior flexibilidade e escalabilidade, permitindo reagir com mais rapidez às mudanças nas necessidades de negócios.

Melhorando a experiência dos seus clientes

A integração de dados contribui para viabilizar a interoperabilidade de dados e garantir maior agilidade e automatização da comunicação entre as empresas. Desse modo, é possível transformar a comunicação com os seus clientes e parceiros, oferecendo uma experiência de integração segura, flexível e personalizada. Por exemplo, um grupo especializado em medicina diagnóstica investiu numa solução de integração de dados como parte de sua estrat