Para que serve a automação?

Apesar dos avanços trazidos pela tecnologia, as tarefas de rotina podem consumir cerca de 60% do tempo dos funcionários das empresas. Com o auxílio da automação de processos, tarefas repetitivas e manuais podem ser realizadas de maneira automática, com muito mais rapidez e facilidade. Desse modo, as equipes de TI podem concentrar os seus esforços em tarefas de maior importância técnica. 

Além de aumentar a produtividade, a Automação Robótica de Processos (RPA) ajuda a modernizar os serviços das empresas e a ampliar a sua cartela de clientes. Ela pode ser utilizada para automatizar até 80% dos processos regulares das empresas. Ademais, as soluções digitais são capazes de entregar novas competências ao mercado na metade do tempo de aplicações antigas.

Mas em que áreas das empresas é possível usar a automação? Neste artigo, vamos mostrar como a tecnologia pode ajudar a melhorar tanto os processos internos quanto as soluções voltadas para os usuários finais das empresas.

Automação de processos e tarefas repetitivas

Atualmente, tecnologias como hiperautomação, RPA e Inteligência Artificial podem ser utilizadas em qualquer setor das empresas onde há processos altamente repetitivos. 

Empresas dos mais diversos setores já utilizam essas tecnologias nas automações de seus processos, principalmente aquelas das áreas de finanças, telecomunicações, saúde, indústria, educação e seguradoras. 

Os robôs de software criados com RPA podem realizar tarefas rotineiras que antes eram realizadas por trabalhadores comuns, aumentando assim a produtividade e escalabilidade do negócio. 

O RPA pode ser usado em atividades de BackOffice voltadas para as operações das áreas fiscais, financeiras, contábeis, recursos humanos, suprimentos, entre outros. Além disso, essa tecnologia pode ser aplicada até mesmo nos processos de TI, como gerenciamento de acessos, backup e automação de monitoração de alertas.

Além disso, a Automação Robótica de Processos (RPA) possibilita:

* Aumentar a velocidade e a escala de trabalho;

* Identificar as oportunidades ideais de automação;

* Processar grandes volumes de dados em menos tempo;

* Impulsionar a tomada de decisões e o aprimoramento contínuo dos processos;

* Equilibrar as tarefas humanas e as tarefas de máquina de maneira colaborativa;

* Auxiliar estruturalmente as condições estratégicas dos negócios.

Conheça exemplos do uso de automação

Por exemplo, no setor financeiro, a automação pode ser usada na contabilidade geral e operacional, em processos reconciliações e transações entre empresas, para gerar relatórios financeiros ou para ajudar a fazer o planejamento e a previsão orçamentária.

No setor de serviços, o RPA também pode ser usado para geração de Leads, relatórios de oportunidades, verificação de políticas, criação de contas de usuários e também na área de compras (criação de faturas, ordens, dados de fornecedores). Essa tecnologia possibilita operações como a digitalização de documentos, faturamento de clientes, detecção de fraudes, relatórios, processamento de reembolsos, políticas de serviço e atendimento ao consumidor.

Por sua vez, o Digital Workflows (automatização do fluxo de trabalho) utiliza robôs para automatizar e agilizar esses processos. Os fluxos de trabalho digitais permitem que os usuários automatizem qualquer tarefa repetível e monitorem os resultados em todas as etapas dos processos. Desse modo, temos uma redução de até 90% nas falhas humanas e um aumento de cinco vezes na produtividade. 

Antes de ser uma mudança de mecanismos, a hiperautomação envolve uma mudança de mentalidade e uma transformação dos padrões sistemáticos tradicionais. O núcleo técnico da hiperautomação é focado em RPA, mas atua em conjunto com ações de machine learning, user experience, analytics, process mining, entre outros.

A mudança para a automação deve começar com uma avaliação do modelo de negócio para avaliar os seus problemas reais e indicar melhorias, de acordo com as necessidades reais de cada empresa. O mapeamento de problemas determina quais setores devem ser otimizados e quais estruturas tecnológicas precisam de revitalização ou substituição. 

Além disso, o monitoramento fornece dados e métricas, que podem ser usados para indicar atualizações e promover mudanças na orquestração desses processos.

Soluções voltadas para os usuários finais

Além de aumentar a produtividade e otimizar os processos internos, as novas tecnologias contribuem também para uma maior satisfação do cliente